Se você tem o seu próprio negócio, provavelmente já ouviu falar em fluxo de caixa. Essa é uma das ferramentas mais importantes para a saúde financeira de qualquer empresa.
Para manter um fluxo de caixa saudável, é preciso entender quanto dinheiro a empresa tem disponível em cada momento, quanto ela precisa pagar e quando receberá os pagamentos.
Uma das medidas utilizadas para avaliar isso é o prazo médio de recebimento (PMR). Neste texto, vamos explicar o que é o prazo médio de recebimento (PMR) e como ele pode ajudar a entender melhor as finanças da sua empresa, especialmente quando se trata das parcelas das suas vendas em cartão de crédito aqui na Blu.
O que é prazo médio?
O prazo médio é o tempo médio que uma empresa leva para fazer uma operação financeira. Isso pode ser medido para diferentes tipos de operações, como o tempo médio que a empresa leva para vender seus estoques, para pagar suas contas ou para receber o dinheiro das vendas que fez com cartão de crédito.
O que é prazo médio de recebimento (PMR)?
O prazo médio de recebimento (PMR) é o tempo que a empresa leva para receber o dinheiro das vendas que fez com cartão de crédito. Se a empresa leva menos tempo para receber esse dinheiro, ela fica mais tranquila financeiramente.
Para calcular o prazo médio de recebimento (PMR), é necessário somar o resultado da multiplicação do tempo que cada parcela da venda vai levar para ser recebida pelo valor da parcela. Depois, é necessário dividir o resultado dessa soma pelo valor total das vendas. O mesmo cálculo pode ser feito para o prazo médio de pagamentos.
Vamos ver como funciona na prática?
Vamos supor que um lojista fez duas vendas na Blu no mesmo dia, uma de R$1.000,00 parcelada em 5x e outra de R$9.000 à vista, no crédito.
Nesse caso, a linha do tempo de recebimento desse lojista fica assim:
Para calcular o prazo médio de recebimento, basta multiplicar o Valor a receber (A) pela quantidade de dias até o recebimento (B). Depois, é necessário somar o resultado das multiplicações (AxB) e os valores (A) a receber de todas as parcelas.
E por fim, divide-se o resultado da soma (AxB) no caso, 360.000 pelo valor total das vendas a receber (A). Ou seja, 360.000/10.000 = 36 dias.
O prazo médio de recebimento será de 36 dias. Para ficar mais fácil de entender, acompanhe o passo a passo na imagem abaixo:
Ficou bem mais fácil de entender agora, não é mesmo?
Saber os prazos médios é importante para controlar bem as finanças e tomar boas decisões financeiras. Com essas informações, a empresa pode prever quanto dinheiro terá disponível, saber quanto dinheiro precisa para pagar as contas e calcular quanto tempo levará para financiar suas atividades. Isso ajuda a manter o fluxo de caixa da empresa saudável e a tomar decisões financeiras bem informadas.