Document Barra de Pesquisa

Barra de Pesquisa

Dia Internacional da Mulher – como o varejo brasileiro soma à luta do dia 8 de março

Confira dados e ações para aumentarmos a participação das mulheres no varejo do Brasil 

Você sabia que o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino? Isso mesmo! Segundo dados de 2023 do Instituto Rede Mulher, 61% das pessoas empreendedoras no país são mulheres. 

Apesar desse dado ser importante para o cenário brasileiro, alguns fatores ainda impedem o crescimento das mulheres nesse setor.  

Então, como conquistar a tão sonhada igualdade? Trouxemos algumas informações que podem nos guiar para que o Varejo Brasileiro consiga alcançar o mundo ideal para todos! 

“Investir nas mulheres e defender a igualdade de gênero impulsiona um futuro em que todos podem prosperar na sociedade, criando um mundo de oportunidades ilimitadas e empoderamento para todos.” ONU Mulheres Brasil 

Neste artigo você encontrará: 

 

Como surgiu a comemoração do dia 8 de março? 

A proposta de tornar a data internacional só foi levada adiante após uma greve em meio à Primeira Guerra Mundial quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" no dia 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano (que utilizamos) — e é quando é comemorado hoje. (Fonte: BBC

Mesmo com toda a luta, o evento só foi oficializado em 1975, mais de 60 anos após sua criação. 

Redução das jornadas e segurança no ambiente de trabalho, salários melhores, melhores condições de vida, direitos básicos como o voto e o fim da Primeira Guerra Mundial, são alguns dos vários motivos que levaram mulheres em diferentes partes do mundo a marcharem por um mundo mais igualitário. 

 

Qual a importância da luta das mulheres no varejo brasileiro? 

A Pesquisa IRME 2023 revelou que 92% das empreendedoras brasileiras afirmaram que seus negócios são muito importantes e fazem parte de suas identidades. 

“Quanto maior a diversidade, mais possibilidades de inovação e de entendimento de perfis diferentes de consumidores (e, principalmente, consumidoras).” (SBVC) 

As visões de mundo se fortalecem com a união de diferentes ideias e fortalecem também o negócio em que as mulheres estejam trabalhando. 

Entendimento de consumidores vem em grande parte dessa identificação com os produtos e soluções oferecidos pelo varejo brasileiro. 51,5% do Brasil é composto por mulheres. Por que não as ouvir na hora de pensar a próxima estratégia onde grande parte das consumidoras finais são elas? 

 

Dados e relatórios sobre a presença feminina no setor varejista 

“53 empresas varejistas brasileiras contam com mais de 50% de mulheres em sua base de colaboradores” segundo dados da SBVC 

Em pesquisa feita a partir das 300 maiores empresas do varejo brasileiro em 2023, a SBVC constatou que, além do quadro geral de colaboradores, as mulheres também vêm conquistando seu espaço no conselho e na liderança das empresas varejistas, lidando diretamente com sócios e diretores para discutir o futuro da empresa e tomar decisões estratégicas.  

Nos casos de maior destaque está a Cassol (varejo de material de construção) com 57% de presença feminina no conselho - geralmente existente em varejistas de grande porte - e a Vivara (do ramo de óticas, joias, bijoux, bolsas e acessórios) com 40% de mulheres no conselho. 

Algo também muito legal de destacar é que o número de empresas com mais de metade da liderança formada por mulheres saltou de 14 para 32 de 2022 para 2023, segundo a SBVC, um crescimento absoluto ainda pequeno, mas que percentualmente representa mais de 128% em um ano.  

Entre elas, encontramos novamente a Vivara liderando, com 82% de mulheres nos cargos de liderança, seguida pela loja de material de construção Portobello Shop com 58%, pelas lojas de Eletromóveis: Novo Mundo, com 44%, e o Grupo Ramiro Campelo, com 36%. 

Além de conselhos e lideranças, sabemos que a figura da mulher é muito presente em certos modelos de varejo, mas aqui vemos outros segmentos despontando com quadros de funcionárias em igualdade aos funcionários homens ou até mesmo superiores. 

No ramo de Eletromóveis, quem se destaca é a Berlanda com 60% do quadro de funcionários sendo feminino, a Bemol com 55% e as Lojas Colombo com 53%. Porém, a empresa que aparece em 1º lugar no ranking também é a Vivara, com impressionantes 85%. 

 

Como podemos melhorar o cenário brasileiro do Varejo? 

A participação das mulheres no varejo, embora ainda pequena, é significativa, mas ainda há muito espaço para o crescimento.  

O empreendedorismo feminino está em alta e as mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de liderança, mas é importante combater os desafios e obstáculos para garantir a igualdade de oportunidades e promover a diversidade no setor.  

Entre perspectivas para o futuro, temos:  

Crescimento da Participação Feminina

Tendência de aumento da representatividade feminina em cargos de liderança, ou seja, mais mulheres assumindo cargos de CEO e diretorias;  

Iniciativas para Incluir e Promover

Programas de mentoria e desenvolvimento de carreira para mulheres, bem como ações para combater os estereótipos de gênero. 

 

A luta do dia 8 de março vai além do simbólico. Precisamos tomar ações para transformar cada vez mais o Brasil em um país com oportunidades iguais, independente de gênero.  

Na Blu, nós acreditamos na força do varejo independente como motor da nossa economia e do empreendedorismo feminino e, por isso, trabalhamos todos os dias para oferecer soluções simples, seguras e de alto impacto para o negócio de mulheres em todo o Brasil! 

Valorizamos não só as mulheres varejistas que são nossas parceiras, mas também nosso quadro de mulheres colaboradoras e líderes, que trabalham todos os dias para fazer a Blu acontecer e conectar o varejo à indústria.  

Convidamos uma de nossas líderes, Érica Matos, Gerente Comercial da Blu, para deixar uma mensagem neste dia tão simbólico e importante para a luta das mulheres no mundo inteiro:  

No Dia Internacional da Mulher, gostaria de parabenizar todas nós, mulheres guerreiras da área de vendas, pela garra e dedicação que desempenhamos diariamente em nossas carreiras. Sabemos que não é fácil, a maioria precisa equilibrar vida profissional e família, mas estamos unidas na luta para conquistar ainda mais espaço no mercado de negócios e possibilitar que mais mulheres alcancem suas metas de vendas! 

Feliz Dia Internacional das Mulheres, varejistas parceiras da Blu!