Document Barra de Pesquisa

Barra de Pesquisa

05 principais erros de gestão financeira no varejo 

Um dos maiores desafios na vida do varejista é conseguir manter a gestão e saúde financeira da sua loja. 

Motivo de grande preocupação em negócios de pequeno e médio porte, o financeiro da empresa deve ser tratado com seriedade e bastante atenção aos detalhes, afinal, um erro pode causar grande prejuízo.  

Com essa informação em mãos, você deve estar se perguntando: por onde começar? Quais ações devo evitar?  

Não se preocupe! Selecionamos a seguir os 5 erros principais quando o assunto é gestão financeira no varejo e como solucioná-los.

 

1 – Falta de controle no estoque  

Sabe aquele produto que não costuma sair muito e você acabou pedindo um pouquinho a mais? Ou quando você não se planeja direito e acaba faltando produtos para vender? É aí que começa uma grande bola de neve que pode custar muito dinheiro para sua loja.  

Algumas dicas para evitar esse erro:  

  • Conheça o seu público e seus modos de consumo: Esse é um conhecimento fundamental para você planejar seu estoque de forma correta, evitando compras a mais ou a menos que podem influenciar diretamente sobre sua lucratividade e suas vendas.  
  • Faça um planejamento e tenha o controle das mercadorias: Segundo o SEBRAE, uma boa parte da margem de lucros em vendas é perdida com o mau funcionamento do controle de estoque, por isso o controle é fundamental para saber exatamente com que frequência o estoque é vendido e substituído.  
  • Crie um bom relacionamento com todos os seus fornecedores: Esse contato e a sensação de parceria farão com que, naturalmente, as melhores condições sejam oferecidas a você! Na Blu, por exemplo, você pode comprar com mais de 3.000 fornecedores parceiros sem pagar taxa de antecipação e sem análise ou limite de crédito, garantindo seu estoque e ainda mais economia para sua loja.  

 

2 – Não separar finanças pessoais das empresariais  

É muito comum em empreendimentos pequenos ou familiares, o dinheiro pessoal se confundir com o da empresa, não é mesmo? Só que, a partir do momento em que esta situação acontece com muita frequência, o impacto sentido nas contas e na gestão do seu negócio podem ser gigantescos.  

Por isso, é muito importante que haja uma distinção entre contas da empresa e contas pessoais. Se essa distinção não é feita, seu controle sobre a situação financeira real da sua loja pode ser muito impreciso.  

Para evitar esse problema, além de separar as contas empresariais das pessoais, é muito importante que você também estabeleça um pró-labore, onde você (e seus sócios, caso existam) se “recompensam” com um salário, ajudando a distinguir o que é da empresa e o que é seu, sempre considerando que:  

  • Ter o pró-labore definido dá espaço para identificar o que pode ser reinvestido com os valores da empresa;  
  • Não é uma margem relacionada ao quanto você gostaria de receber, mas, sim, o valor fixo que pode ser retirado sem interferir nas contas e planejamentos do empreendimento;  
  • É importante pesquisar para fazer a conta sobre este valor, evitando o risco de prejudicar o seu capital de giro, ou seja, a reserva de dinheiro que sua empresa deve ter para arcar com os custos e manter as despesas ao longo do tempo.  

Para facilitar a rotina financeira da sua loja, abra uma Conta Digital Blu. Nela, você consegue fazer todos os pagamentos necessários, antecipar suas vendas com muito mais economia e gerenciar todas as suas lojas num só lugar.  

 

3 – Ignorar o fluxo de caixa 

Fluxo de caixa? Que termo difícil de entender…” E se eu te falar que pode ser mais fácil do que você imagina?  

A ideia principal do Fluxo de Caixa é justamente a gestão financeira, o controle do que sai e do que entra no “caixa” da sua loja.  

Mas, quando falamos de um empreendimento como um todo, existem muitas variáveis a serem consideradas, como o estoque, folhas de pagamento, contas de manutenção, compra com fornecedores, entre outras.  

Não se iluda com o dia mais movimentado da sua loja! Embora o dinheiro possa estar entrando, é fundamental que você entenda para onde cada valor deve ir.  

Uma boa solução é recorrer a contas digitais, como a Conta Digital Blu. Nela, você consegue ter acesso a todas as informações que você precisa para fazer uma boa gestão financeira da sua loja:  

  • Visualize o saldo de todas as suas lojas em uma única conta;  
  • Acesse todas as cobranças de todas as suas lojas;  
  • Faça a Portabilidade das suas Vendas de todas as suas maquininhas para sua Conta Digital Blu, e use como moeda para pagar fornecedores parceiros com taxa zero de antecipação; 
  • Agende o pagamento das suas contas e evite multas por atraso; 
  • Faça toda a rotina financeira da sua loja de forma virtual, sem precisar sair de casa.  

 

4 – Desconhecer tecnologias de gestão  

Cada vez mais percebemos como fica difícil para empresas que não recorrem ao mundo digital para sobreviver!  

Embora ainda existam meios práticos para se manter sem o auxílio de ferramentas digitais, o computador e o celular serão os seus melhores amigos, varejista! Não se prenda ao antigo quando o novo pode facilitar muito sua vida.  

Entender como empresas de tecnologia podem mudar a cara do seu negócio para melhor fará a diferença entre o sucesso e o erro. A Blu, por exemplo, conta com soluções preparadas para facilitar a gestão financeira da sua loja, sempre focando na tecnologia e na sua conexão com a indústria do seu segmento! 

 

5 – Falta de planejamento  

Sonha com o capital de giro e com reserva financeira? Ou ainda nem sabe o que essas coisas podem significar para a saúde da sua loja?  

O capital de giro é aquele dinheiro que você mantém como um recurso seguro para preservar o funcionamento da sua loja sem problemas. O valor necessário para que o seu negócio consiga “girar” por um bom tempo sem interrupções.  

Para saber quanto sua loja precisa ter de capital de giro, pegue as suas contas a receber mais o valor que possuir em estoque, subtraia as contas a pagar e adicione também o valor a pagar em impostos e despesas. A partir dessa continha, será possível descobrir quanto, em média sua loja precisa para que tenha um capital de giro saudável.  

Já a reserva é complementar ao capital de giro, só que agora, você usaria essa reserva para qualquer imprevisto, independentemente da sua origem: um funcionário precisando sair, manutenção de emergência nas dependências da loja ou, até mesmo, caso queira expandir o seu negócio.  

Para estabelecer o capital de giro e a reserva necessários para a saúde financeira da sua loja, você pode contar com as diversas soluções da Blu para potencializar sua loja e aumentar sua economia.  

Quer saber o quanto você pode economizar com as soluções da Blu? Faça o cálculo aqui.  

 

Não deixe para depois o que pode fazer hoje!

E aí, lojista, encontrou nas nossas dicas o que precisava para impulsionar o seu dia a dia administrativo? 

Não se esqueça de colocar todas elas em prática na sua rotina e conte com a Blu para facilitar a gestão financeira da sua loja e trazer mais tranquilidade e economia para seu negócio.  

 

criar conta blu