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Os 3 erros mais comuns cometidos por representantes comerciais e que você pode estar fazendo sem perceber 

Seja você um veterano ou um novato, alguns erros comuns podem estar afetando seus resultados. Vamos identificá-los e impulsionar suas vendas juntos? Continue a leitura!


1 - Falta de planejamento nas rotas comerciais

Uma falha recorrente entre os Reps é a falta de planejamento de suas rotas. Ao não otimizar o tempo, você perde a oportunidade de focar em ações mais estratégicas e em conquistar novos clientes. Veja como fazer isso de forma eficaz:

  • Mapeie por CEP: Agrupe clientes próximos com base nos CEPs para otimizar visitas.

  • Considere restrições de horário: Aproveite visitas na mesma região e atenda clientes com horários compatíveis.

  • Utilize ferramentas tecnológicas: Apps como Google Maps e Waze podem otimizar suas rotas e evitar engarrafamentos.


Assim, você ganha tempo para conhecer melhor seus clientes e fortalecer sua carteira de forma eficiente.

 

2 - Não conhecer os principais clientes da sua carteira

Falando em conhecer seus clientes, esse é o principal fator que pode impactar positivamente nas suas vendas. Ao conhecê-los, você pode focar em quem tem o maior impacto nas suas vendas, tornando seu trabalho muito mais eficiente.

Para usar o conhecimento do seu cliente a seu favor, você pode priorizá-los conforme os critérios abaixo:

 

Prioridade Máxima:

  • Maior Valor de Compra.

  • Maior Quantidade de Unidades. 

  • Maior Variedade de Produtos.

 

Prioridade:

  • Maior Rentabilidade Percentual.

 

Alto Potencial de Crescimento:

  • Aumento em Valor de Compras.

  • Aumento em Unidades Compradas.

  • Maior Compra de um Tipo de Produto.

 

3 - Não focar nos benefícios para o cliente

Conhecer profundamente os produtos que vende é fundamental para o sucesso como representante comercial. No entanto, é preciso ir além das características e focar nos benefícios do seu produto para conquistar os seus clientes e garantir a venda é crucial nos dias de hoje.

Mas qual a diferença entre um e outro?

  • Características: quando você só fala das características do produto, como material e durabilidade, você leva o seu cliente a se fixar no preço, e ele pode acabar achando seu produto muito caro.

  • Benefícios: Já quando você foca nos benefícios, ou seja, em como o produto vai resolver um problema do seu cliente, você agregar valor ao produto, levando o cliente a fechar a venda mais facilmente.

 

Alguns exemplos de benefícios:

  • Melhorar a imagem e notoriedade do cliente.

  • Criar mais oportunidades para ele.

  • Satisfazer e reter mais clientes.

  • Aumentar seu lucro.

  • Minimizar riscos, gastos e problemas.


#DicaBlu:
Pesquise e defenda seu produto frente à concorrência. Clientes valorizam representantes que conhecem o mercado e não recorrem à difamação.

 

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