Seja você um veterano ou um novato, alguns erros comuns podem estar afetando seus resultados. Vamos identificá-los e impulsionar suas vendas juntos? Continue a leitura!
1 - Falta de planejamento nas rotas comerciais
Uma falha recorrente entre os Reps é a falta de planejamento de suas rotas. Ao não otimizar o tempo, você perde a oportunidade de focar em ações mais estratégicas e em conquistar novos clientes. Veja como fazer isso de forma eficaz:
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Mapeie por CEP: Agrupe clientes próximos com base nos CEPs para otimizar visitas.
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Considere restrições de horário: Aproveite visitas na mesma região e atenda clientes com horários compatíveis.
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Utilize ferramentas tecnológicas: Apps como Google Maps e Waze podem otimizar suas rotas e evitar engarrafamentos.
Assim, você ganha tempo para conhecer melhor seus clientes e fortalecer sua carteira de forma eficiente.
2 - Não conhecer os principais clientes da sua carteira
Falando em conhecer seus clientes, esse é o principal fator que pode impactar positivamente nas suas vendas. Ao conhecê-los, você pode focar em quem tem o maior impacto nas suas vendas, tornando seu trabalho muito mais eficiente.
Para usar o conhecimento do seu cliente a seu favor, você pode priorizá-los conforme os critérios abaixo:
Prioridade Máxima:
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Maior Valor de Compra.
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Maior Quantidade de Unidades.
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Maior Variedade de Produtos.
Prioridade:
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Maior Rentabilidade Percentual.
Alto Potencial de Crescimento:
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Aumento em Valor de Compras.
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Aumento em Unidades Compradas.
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Maior Compra de um Tipo de Produto.
3 - Não focar nos benefícios para o cliente
Conhecer profundamente os produtos que vende é fundamental para o sucesso como representante comercial. No entanto, é preciso ir além das características e focar nos benefícios do seu produto para conquistar os seus clientes e garantir a venda é crucial nos dias de hoje.
Mas qual a diferença entre um e outro?
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Características: quando você só fala das características do produto, como material e durabilidade, você leva o seu cliente a se fixar no preço, e ele pode acabar achando seu produto muito caro.
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Benefícios: Já quando você foca nos benefícios, ou seja, em como o produto vai resolver um problema do seu cliente, você agregar valor ao produto, levando o cliente a fechar a venda mais facilmente.
Alguns exemplos de benefícios:
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Melhorar a imagem e notoriedade do cliente.
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Criar mais oportunidades para ele.
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Satisfazer e reter mais clientes.
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Aumentar seu lucro.
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Minimizar riscos, gastos e problemas.
#DicaBlu:
Pesquise e defenda seu produto frente à concorrência. Clientes valorizam representantes que conhecem o mercado e não recorrem à difamação.
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