NRF 2024: 4 insights do maior evento de varejo do mundo para empreendedores brasileiros
Fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios
A NRF Retail's Big Show 2024, promovida pela National Retail Federation (NRF), reuniu mais de 40 mil participantes de todo o mundo, com o Brasil representando a maior delegação estrangeira. Entre os destaques do evento, especialistas brasileiros compartilharam aprendizados essenciais para empreendedores locais:
Futuro do Varejo:
O futuro do varejo foi discutido considerando diferentes pontos:
-
Envelhecimento da população e mudanças nos hábitos de jovens adultos já está criando novas oportunidades de mercado com necessidades diversas, especialmente em saúde e bem-estar;
-
Uso da tecnologia de forma intencional, destacando a importância da inteligência artificial (IA) com um propósito claro, que agregue real valor ao negócio;
-
Responsabilidade ambiental, com enfoque em recompensar os consumidores por comportamentos éticos e sustentáveis, implementar processos de produção sustentável e colaborar com organizações ambientais para desenvolver produtos eco-amigáveis;
-
Dinâmicas sociopolíticas que demandam transparência de preços e personalização de produtos.
Retail Media:
O conceito não é necessariamente novo, mas deve ganhar escala ao longo dos próximos meses, principalmente como uma forma de trazer mais receita para as lojas físicas. A prática consiste em vender espaços dentro dos pontos de venda para outras marcas anunciarem.
Essa estratégia tem como base o uso de dados dos consumidores para entregar anúncios que façam sentido para eles, melhorando sua experiência de consumo.
Inteligência Artificial:
O evento provou que já não cabe mais chamar IA de tendência. A tecnologia está presente no dia a dia do varejo, inclusive no Brasil, mas deve ganhar mais espaço ao longo deste ano.
Esses insights destacam a importância da personalização, sustentabilidade, e a presença crescente da IA no varejo, oferecendo oportunidades valiosas para empreendedores brasileiros se adaptarem às tendências globais do setor.
NRF 2024: as principais tendências que estão moldando o cenário do varejo mundial
Fonte: Benova
O NRF Retail's Big Show 2024 destacou tendências fundamentais que já estão moldando o cenário global do varejo. Veja outros destaques dessa edição:
Experiência Omnichannel: Um dos temas mais discutidos no primeiro dia do evento e que vem ganhando força no setor. Os palestrantes destacaram a importância de oferecer uma experiência consistente e sem atrito aos clientes, independente do canal que eles usem para comprar.
Personalização: Outro tema muito debatido dentre os palestrantes, que reforçaram a importância do uso de dados e da tecnologia para conhecer cada vez mais os clientes e oferecer produtos e serviços personalizados e relevantes, aumentando as vendas e melhorando a experiência dos consumidores.
Finanças Incorporadas: A ascensão das finanças incorporadas, que são serviços financeiros integrados às lojas físicas e online também surgiu como uma tendência vigente. Os varejistas estão cada vez mais oferecendo serviços financeiros, como pagamentos, empréstimos e seguros, para atender às necessidades dos clientes.
Essas tendências refletem a adaptação às necessidades do consumidor no ambiente digital, levando as marcas para o sucesso em vendas físicas e online.