Document Barra de Pesquisa

Barra de Pesquisa

Liderança Feminina na Indústria: a jornada singular de Ambra Nobre Sinkoc 

 

IMG_3297Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, convidamos a Diretora Executiva e estatutária, Ambra Nobre Sinkoc, para compartilhar com a gente como tem sido a sua trajetória profissional até alcançar a posição de liderança que ocupa hoje.  

 

Conheça e se inspire com a história de Ambra  

Formada em engenharia e administração, casada e mãe, atualmente Ambra faz parte da diretoria da Abióptica, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo na entidade. Sua posição é de extrema importância, pois ela é responsável pela condução da organização, pelo relacionamento governamental e institucional e pela articulação com todos os segmentos da cadeia óptica brasileira.  

 

A Abióptica é a principal entidade do setor ótico no Brasil, representando mais de 95% das marcas e grifes comercializadas no país. 

Além disso, Ambra lidera a organização e realização da Expo Óptica, reconhecida como a maior feira do setor óptico na América Latina. 

 

gvotpr7nMinha carreira profissional tem mais de 30 anos e acredito ser bastante convencional, mas sempre exigiu muito esforço por dois motivos: a exigência de um mercado muito competitivo e por ser mulher e ter que provar o tempo inteiro ser uma profissional competente, principalmente na década de 90."

Sua expertise e dedicação têm sido fundamentais para impulsionar o desenvolvimento e o reconhecimento do setor em nosso país. 

 Nesta entrevista exclusiva, Ambra compartilha os desafios enfrentados na carreira, assim como dicas valiosas e suas estratégias que as fez superar as barreiras e alcançar o sucesso. 

Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre liderança, inovação e o papel da mulher no mundo corporativo. 

 

Entrevistadora: “Ambra, conte um pouquinho sobre a sua trajetória profissional”. 

Ambra:Comecei na área pública, em instituição de ensino superior, onde trabalhei por 9 anos, migrei para inciativa privada na área de consultoria em gestão da qualidade e com a onda da inovação nos anos 2000, me envolvi com inúmeros projetos de gestão da inovação. Desenvolvi atividades em diversas entidades associativas e finalmente iniciei no setor óptico na Abióptica - Associação Brasileira da Indústria Óptica, onde os desafios não eram e não são menores do já tenha vivido.” 

 

"Especialmente por ter tido uma carreira em um mundo muito masculino onde para se destacar precisa de extremo esforço, muita capacidade de adaptação e ser extremamente flexível.” 

 

 Entrevistadora: Quais os maiores desafios que você encontrou ao longo da sua jornada?  

Ambra: “Os desafios são diários e em cada época se configuram de formas diferentes. Especialmente ter tido uma carreira em um mundo muito masculino onde para se destacar precisa de extremo esforço, muita capacidade de adaptação e ser extremamente flexível. No caso da flexibilização acredito que a mulher acaba por ter uma vantagem, pois somos "moldadas" para isso, afinal somos mães, profissionais, esposas e para desempenhar múltiplos papéis precisamos de muita flexibilidade e uma energia gigantesca. Os desafios são constantes, mas certamente estão sempre relacionados a grandes conquistas profissionais. Contudo, imagino que os desafios que nos impomos vão se reconfigurando ao longo do tempo, pois o que era muito importante inicialmente, à medida que é conquistado ou com nosso amadurecimento profissional, já não tem mais a mesma importância e nossos olhos começam a brilhar por outros desafios. Muitas vezes os novos desafios passam a serem mais relacionados ao nosso bem-estar, qualidade de vida e assistencialismo do que reconhecimento profissional ou remuneração.”

 

ji5qwt2b

"É muito importante que usemos nossas capacidades, habilidades e conhecimentos para fazer algo que realmente faça sentido e que te deixe feliz e realizada.” 

 

Entrevistadora: Quais foram os seus acertos que te levaram aonde você chegou hoje?  

Ambra:É difícil relacionar a carreira a acertos ou erros. Acredito que temos uma missão e esta missão deve ser relacionar genuinamente a você. É muito importante que usemos nossas capacidades, habilidades e conhecimentos para fazer algo que realmente faça sentido e que te deixe feliz e realizada. Quando isso acontece o restante são apenas pedras que contornamos ao longo do caminho com erros e acertos que nos deixam mais fortes e resistentes.” 

 

Entrevistadora: O que é o sucesso para você?  

Ambra: Para mim sucesso significa muitas coisas! Ser reconhecido é sucesso, ter um time motivado é sucesso, trazer bons resultados é sucesso, ter uma família unida é sucesso, ter bons amigos é sucesso, ter saúde e paz é sucesso, mas principalmente se tudo que citei te faz realmente feliz - ISSO É SUCESSO! 

Entrevistadora: Qual é a sua relação com a Blu?

Ambra: Eu conheci a Blu há uns 7 anos através da Abióptica, quando a Blu começou a operar no setor óptico. Começamos um relacionamento muito interessante. Eu acho a solução da Blu incrível, trouxe muitos benefícios ao setor óptico, porque a Blu ajuda o nosso associado, o fornecedor, a vender mais e ajuda na recuperação de crédito do lojista. A Blu hoje é uma ferramenta essencial para rodar o crédito e consequentemente rodar os negócios do setor óptico.

Entrevistadora: Qual dica você deixaria para mulheres empreendedoras alcançarem seus objetivos?

Ambra: Toda mulher que quer alcançar seus objetivos, eu recomendo que estude bastante, agregue muito conhecimento, seja muito resiliente e, principalmente, consistente. Conquistar objetivos não é fácil; você precisa ter consistência e trabalhar todos os dias buscando seus objetivos até que seu trabalho tome corpo e as coisas comecem a acontecer.

 

Uma mensagem da Blu a todas as mulheres

A Blu acredita na importância da diversidade para criar um ambiente saudável e sustentável, reconhecendo o papel fundamental da mulher na construção de um futuro mais inclusivo nos negócios.

Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar todas as mulheres por enfrentarem diariamente os desafios em suas carreiras. Sabemos que não é fácil, mas estamos unidas na luta para conquistar ainda mais espaço no mercado de negócios e possibilitar que mais mulheres tenham as mesmas oportunidades e o sucesso que merecem.