A Taxa SELIC aumentou. O que isso afeta na prática? Seu bolso. De que forma? Aumento no custo de antecipação. Como a Blu pode te ajudar? Sem custo de antecipação.
A alta da SELIC está desafiando os empreendedores, especialmente quando se trata de administrar o fluxo de caixa e os custos financeiros. Mas você sabia que é possível economizar e proteger seu negócio mesmo nesse cenário? Descubra como a Blu pode ser uma parceira estratégica, ajudando a evitar custos com antecipação e garantindo que sua empresa continue saudável.
A cada 45 dias é discutido pela Copom - Comitê de Política Monetária do Brasil do Banco Central, se a taxa SELIC vai aumentar, diminuir ou se manter estável. Após reunião realizada no dia 19 de março, a taxa Selic foi elevada para 14,25% ao ano e isso significa que, pelo menos pelos próximos 45 dias, teremos que encarar essa taxa alta. Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: qual é a melhor estratégia para lidar com isso?
A dica é: respire fundo e continue lendo esse artigo para você entender melhor como isso afeta o seu dia a dia e como a Blu pode te ajudar a economizar mesmo em um cenário de juros altos!
O que você vai encontrar nesse artigo
- O que é e para que serve a taxa Selic?
- Qual a relação da taxa Selic com a taxa de antecipação de recebíveis?
- Como isso afeta o seu negócio?
- Como a Blu pode te ajudar a economizar, mesmo com a taxa Selic alta?
Mas afinal, o que é a taxa SELIC?
A SELIC é a taxa básica de juros da economia e é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação.
Traduzindo para o bom português: a SELIC é como se fosse a taxa mãe de todas as taxas. Quando ela sobe, todas as outras taxas sobem também.
Quando a inflação está subindo muito, a taxa SELIC vem para pôr ordem na casa e tentar diminuir a inflação. Como? Com a taxa Selic alta, os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e no cartão ficam mais altos também e isso desencoraja o consumo — o que, por sua vez, estimula uma queda na inflação.
Por outro lado, se a inflação está baixa e o Banco Central reduz os juros, isso barateia os empréstimos e incentiva o consumo.
Qual a relação da taxa SELIC com a taxa de antecipação de recebíveis?
Você já deve ter percebido que a sua taxa de antecipação está mais alta, certo?
Pois é, a taxa SELIC influencia basicamente em todas as taxas de juros do Brasil. Por isso, quando a SELIC fica alta, os juros e custos dos serviços financeiros em todas as instituições e bancos acompanham a alta também. Com a taxa de antecipação não seria diferente.
Mas e você com isso? Como isso afeta o seu negócio?
Tudo né? Com a taxa mais alta, antecipar os seus recebíveis para manter a rotatividade do seu estoque se torna mais caro, ficando mais difícil negociar taxas menores e podendo comprometer o seu lucro por vários meses.
Afinal, se tratando de compra de estoque, quanto menor for o seu gasto, maior o seu lucro e maior a sua competitividade de preço no mercado.
Como a Blu pode te ajudar a economizar, mesmo com a taxa SELIC alta?
Zerando a sua taxa de antecipação... é isso mesmo!
Com o PagBlu, nossa solução de pagamento, a taxa de antecipação sai de graça e você pode economizar até 16%, combinando a antecipação zero e os descontos dos nossos fornecedores parceiros.
Veja abaixo com seus próprios olhos!
São mais de 3.000 fornecedores parceiros para você comprar sem análise ou limite de crédito.
Não sabe se o seu fornecedor e nosso parceiro? Clique no Buscador de Fornecedores para conferir
Pare de se preocupar com taxas! Com a Blu, a taxa de antecipação é ZERO para pagar fornecedores parceiros.