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Dia do Frete Grátis: como oferecer a gratuidade para seus clientes sem afetar o lucro da sua loja

Dicas, estratégias e uma oferta exclusiva para você conseguir implantar frete grátis nesta data especial 

 Segundo a pesquisa da Opinion Box, 65% das pessoas olham o valor do frete como algo decisivo para o fechamento de uma compra. 

Mas nós sabemos que oferecer frete grátis, ainda mais em produtos volumosos ou em grande quantidade, não é uma tarefa fácil, né? 

Nesse cenário onde metade dos seus compradores vão avaliar valores em diferente concorrentes, por que não tentar implementar um modelo de frete grátis que traga lucros para sua loja e que agrade seu cliente? O melhor dos dois mundos, né?  

Por isso, a Blu tá aqui pra te ajudar nessa missão! 

Vem descobrir maneiras de fazer a sua loja vender mais, com mais lucro, sem deixar de lado o seu fluxo de caixa. 

O que é e como surgiu o Dia do Frete Grátis? 

O Dia do Frete Grátis foi criado no ano de 2008, lá nos Estados Unidos, sob o nome original de “Free Shipping Day”. A data foi adaptada ao mundo varejista brasileiro e é comemorada todos os anos em uma data fixa: 28 de abril, mas costuma se estender por toda a semana da data. 

A ideia para criação foi aumentar o volume de vendas no mês, pensando sempre nos dados que apontam o valor do frete como algo fundamental para a conclusão de uma compra.  

 

Quais são os benefícios do Dia do Frete Grátis? 

  • Atração de novos clientes: apresentar uma novidade que envolva gratuidade é certo para chamar atenção para a sua loja; 
  • Fidelização de clientes antigos: além dos novos, é importante olhar para quem já comprou em sua loja e oferecer a novidade com antecedência. Ao saber da novidade, é provável que volte a comprar com você em oportunidades futuras; 
  • Aumento nas vendas: promoções movem o varejo brasileiro. Em um mês com poucas oportunidades como abril, a data comemorativa é importante para crescer as vendas e aumentar o lucro da sua loja. 

 

Como calcular valor de frete? 

A SuperFrete montou um modelo de cálculo para você utilizar: 

“Vamos supor que temos um produto que custa R$50 e o custo do frete é de R$10. Queremos adicionar um lucro de 20% ao preço total do produto, ou seja, o valor que será cobrado do cliente. 

Veja como funciona na prática: 

Some o custo do produto e o custo do frete: 
Custo do produto com frete incluso = (Custo do produto + Custo do frete) 

Na prática: (50 + 10) = 60 
Adicione o percentual de lucro desejado na segunda etapa do cálculo. 

Lucro Desejado = 20% 

Lucro = Custo Total do Produto X 20% = 60 X 0,20 = 12 

Inclua o lucro ao custo total do produto para ter o resultado com o preço final de venda do produto com o frete embutido. 
Custo Total do Produto = 60 + 12 = 72 

Conclusão: o preço a ser cobrado pelo produto, incluindo o custo do item, o custo do frete e um lucro de 20%, é de R$72.” 

 

Oferecendo frete grátis sem dar prejuízo para loja 

Agora que você já sabe como incluir o valor do frete nos seus produtos, como oferecer o benefício do frete grátis sem prejudicar sua loja mas garantindo a satisfação do seu cliente? Algumas dicas para você colocar em prática: 

Implemente valores mínimos para vendas 

Coloque um valor mínimo para a venda ser disponível na promoção, respeitando sempre o ticket médio da sua loja. 

Escolha um público específico 

Seus clientes mais assíduos podem ser o público-alvo, ou então, novos clientes que aceitem receber novas promoções e novidades por canais de comunicação (WhatsApp, E-mail, Redes Sociais etc.); 

Selecione produtos específicos 

Não abra a promoção para toda a sua loja. Caso seja melhor e faça mais sentido, escolha produtos específicos - independente de valor – que estão há muito tempo no estoque, ou então aquele produto que já está para ser trocado por um modelo mais recente. 

Abra a promoção para determinadas regiões 

O preço do frete muitas vezes está ligado à distância que o transportador irá correr na cidade ou estado. Tente identificar as regiões próximas à sua loja que ofereçam o melhor custo-benefício. 

 

Como a Blu pode te ajudar 

Um pouco antes do produto ser enviado e o frete ser cobrado, você precisa comprar os produtos para a sua loja... E é aí que a Blu entra para te ajudar. 

Nada adianta oferecer promoções para o consumidor final se você não consegue abastecer o seu estoque através de boas soluções de compra. 

O PagBlu é a solução de pagamento da Blu que oferece economia para você e segurança no recebimento para o seu fornecedor. Ele usa o saldo futuro, ou seja, o saldo das vendas parceladas que ainda não atingiram a data de recebimento e antecipa o valor necessário para pagar fornecedores parceiros.  

Ele ainda oferece descontos de até 7% ou ZERA a taxa de antecipação de recebíveis para pagar mais de 3.000 fornecedores parceiros da Blu. 

Que tal começar a economizar antes para oferecer descontos aos seus clientes no final? #VemPraBlu 

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